Loading...

COMUNICAÇÃO

CBH Paranaíba realiza 17ª Reunião Ordinária

28/06/2016

CBH Paranaíba realiza 17ª Reunião Ordinária

A Universidade Federal de Uberlândia sediou, na tarde do dia 23 de junho, a 17ª Reunião Ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba. A reunião ocorreu no Prédio da Reitoria e recebeu os conselheiros do CBH Paranaíba representantes da ANA - Agência Nacional de Águas.
A Diretora de Planejamento da ANA, Gisela Damm Forattini, abriu a reunião e iniciou sua fala com alguns esclarecimentos acerca do trabalho da Agência em questões cruciais na gestão dos recursos hídricos no Brasil, tais como: a transposição do Rio São Francisco, as medidas que estão sendo tomadas em relação ao rio Doce e ao desastre de Mariana.
Na sequência Gisela fez a introdução da apresentação do Atlas de Despoluição da Agência Nacional de Águas, uma ferramenta que auxiliária o CBH Paranaíba na execução do Plano de Recursos Hídricos, especificamente no instrumento de enquadramento dos corpos de água em classes.
O Atlas da Despoluição da Agência Nacional de Águas começou a ser construído pela Agência em 2014. De acordo com Grace Benfica Mota, da Coordenação de Qualidade de Água da ANA, o documento traz um estudo sobre a situação dos sistemas de esgoto das cidades do Brasil, além de propor ações e obras em coleta e tratamento de esgotos, com foco na proteção dos recursos hídricos, no seu uso sustentável para diluição de efluentes e na racionalização dos investimentos na área.
Você pode acessar a apresentação completa clicando aqui.
Outro importante tema abordado foi a composição da Comissão de Julgamento para seleção da Entidade Delegatária para desempenhar funções de Agência de Água da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba.
De acordo com o Edital de seleção da Entidade Delegatária, a comissão deveria ser formada por 11 membros indicados pela Plenária do CBH Paranaíba. No entanto, a Agência Nacional de Águas abriu mão da sua vaga, de modo a conferir ainda mais celeridade no processo de seleção.
As vagas foram preenchidas pelo segmento de usuários da seguinte forma: Elaine Farinelli, Fábio Backer e Deivid Lucas. Os representantes do segmento sociedade civil na comissão foram Gustavo Malacco, Ivan Bispo e João Climaco. O Poder Executivo dos estados terão até sexta-feira (1º de julho) para indicar os seus representantes.
A Comissão de Julgamento deverá conduzir todo o processo de seleção, cumprir as etapas e os prazos estabelecidos no edital.

NOTÍCIAS Acompanhe nossos destaques