Loading...

COMUNICAÇÃO

CBH Paranaíba participa da 1ª Conferência Nacional de Segurança Hídrica

23/09/2015

CBH Paranaíba participa da 1ª Conferência Nacional de Segurança Hídrica

Aconteceu entre os dias 13 e 16 de setembro, na cidade de Uberlândia, a 1ª Conferência Nacional de Segurança Hídrica, um evento realizado pelo CBH Araguari, um dos afluentes mineiros do rio Paranaíba e a Universidade Federal de Uberlândia.

O evento contou com a presença de renomados palestrantes, entre eles Gisela Damm Forattini, Diretora de Planejamento da ANA – Agência Nacional de Águas e sua Assessora técnica, Maria do Socorro Branco; Sérgio Margulis, consultor ambiental e PHD em Economia do Meio Ambiente pela Universidade de Londres; Marcus Vinícius Polignano, Professor da UFMG e Presidente do CBH Velhas e Breno Lasmar Esteves, Diretor de Gestão das Águas e Apoio aos Comitês de Bacia do IGAM – Instituto Mineiro de Gestão das Águas.

O especialista em assuntos ambientais e desenvolvimento sustentável, Peter Gammeltoft, abriu o evento com a palestra “Construindo soluções para a segurança hídrica: Cenários, perspectiva e experiência”. Em sua fala Gammeltoft elogiou a temática do evento e ressaltou a necessidade do planejamento a longo prazo para a gestão dos recursos hídricos. “Essa conferência é uma excelente oportunidade para o enfrentamento das questões de segurança hídrica no Brasil. A experiência internacional mostra que a gestão partilhada entre todos os parceiros e medidas preventivas tomadas com bastante antecedência são essenciais para proteger o bem-estar da população e a economia contra os impactos negativos dessas crises”, disse Peter Gammeltoft.

Na manhã do segundo dia de evento (14) o tema da palestra foi “Riscos Climáticos e Ambientais”, proferida por Maria do Socorro Branco, Assessora Técnica da Diretoria de Planejamento da Agência Nacional de Águas e pelo Consultor Ambiental Sérgio Margulis. A primeira apresentação do período da tarde ficou a cargo do professor da UFMG e presidente do CBH Velhas, Marcus Polignano, que tratou do tema Riscos Sociais e Econômicos e, finalizando o primeiro dia da Conferência Nacional de Segurança Hídrica, o Diretor de Gestão das Águas e Apoio aos Comitês de Bacia, Breno Lasmar Esteves, discorreu sobre os Ambientes Institucionais e legais.

A Diretora de Planejamento da Agência Nacional de Águas, Gisela Damm Forattini, apresentou, na manhã do dia 15 de setembro, o Plano Nacional de Segurança Hídrica, cujo objetivo é definir as principais ações estratégicas e estruturais para a gestão dos recursos hídricos no Brasil. Na sequência da fala de Foratiini, Irani Braga Ramos, Secretário de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional, explanou sobre a Política Nacional de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca, que consta na Lei nº 13.153/ 2015, sancionada no mês de agosto pela Presidente Dilma Rousseff.

A tarde do dia 15 de setembro foi especialmente dedicada aos setores produtivos que utilizam grande quantidade de recursos hídricos em suas atividades – agrícola, mineração e saneamento. Lineu Neiva, pesquisador da Embrapa Cerrados, fez uma apresentação abordando a segurança hídrica para produção sustentável de alimentos. Os representantes da ASSEMAE, Aparecido Hojaij – Presidente e José Garcia Alves de Lima – Diretor de Comunicação, falaram sobre o setor Saneamento e os principais desafios dentro dos municípios. As palestras setoriais foram encerradas com o a apresentação do professor da Universidade Federal de Minas Gerais, Apolo Heringer Lisboa, falando do setor Meio Ambiente e Sociedade.

O encerramento do evento foi dedicado à construção de um protocolo de intenções que será encaminhado aos órgãos de fomento, imprensa e governos. Os participantes foram divididos em diversas oficinas - Setor Agropecuário e Aquacultura, Comitês de Bacias Hidrográficas, Setor Hidroeletricidade, Setor Indústria e Mineração, Setor Saneamento e Saúde e o Setor Meio Ambiente. O Vice-Presidente do CBH Paranaíba e representante da FIEMG – Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, Deivid Lucas de Oliveira, participou da oficina do Setor da Indústria e Mineração. O Vice-Presidente do CBH Paranaíba elogiou a iniciativa e a organização do evento, de acordo com ele ouvir os setores relacionados ao uso e à gestão dos recursos hídricos é fundamental para a construção de políticas públicas que sejam realmente efetivas. “Segurança hídrica nada mais é do que garantir a disponibilidade do recurso para a sociedade e os setores produtivos. Para isso é preciso planejamento e, acima de tudo, empenho de todos os entes do sistema”, afirmou Deivid Lucas.

 

O documento final com as recomendações feitas por cada oficina está em fase de consolidação e será disponibilizado em breve. 

NOTÍCIAS Acompanhe nossos destaques