Loading...

COMUNICAÇÃO

2014: um ano de trabalho e ações para o CBH Paranaíba

21/01/2015

2014: um ano de trabalho e ações para o CBH Paranaíba

O ano em que o CBH Paranaíba comemorou 6 anos na gestão dos recursos hídricos foi marcado por trabalho intenso em prol de ações efetivas para a bacia. Composta por Conselheiros e Diretores atuantes desde junho de 2013, a gestão do período vem contando com membros empenhados, que têm somado esforços junto ao Comitê.

As ações do CBH Paranaíba, por meio de eventos próprios ou apoiando parceiros, geraram reflexos positivos para seus diversos atores sociais, como no amplo apoio na elaboração do Plano Estadual de Recursos Hídricos de Goiás e nas eleições das diretorias dos Comitês Goianos; na parceria com o Programa Produtor de Água do João Leite; no cadastramento dos usuários de água do Mato Grosso do Sul; nas capacitações ocorridas durante a Semana do Meio Ambiente em parceria com a AMMA e realizando o plantio de mudas de árvores junto à SEMARH-GO.

Iniciativas do próprio Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba também marcaram o ano de 2014, entre as principais estão o Workshop “Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Paranaíba”, realizado em abril na cidade de Uberlândia para discutir os desafios para a implementação do Plano de Recursos Hídricos e, ainda, o Seminário de Segurança de Barragens no contexto do SINGREH, que aconteceu em setembro. O evento reuniu mais de 150 pessoas na cidade de Uberlândia-MG, cumprindo a finalidade principal de apresentar a temática para a sociedade e pontuar os principais desafios.

Visando fortalecer a proposta de integração, preceito instituído na criação do CBH Paranaíba, em maio de 2014 realizou-se a 1ª Reunião de Integração entre CBH Paranaíba, Comitês Afluentes e Órgãos Gestores, ponto de partida para a definição de uma Agenda de Integração que tem se mostrado eficiente.

Outro trabalho de grande relevância em 2014 foi o Grupo de Trabalho Agência e Cobrança, que discutiu amplamente a personalidade jurídica da Agência e a implementação da Cobrança pelo Uso da Água, um dos instrumentos de gestão da Política Nacional de Recursos Hídricos.

A crise hídrica que assolou todo o Brasil durante 2014 foi acompanhada com cuidado e critério pelo Comitê, que concedeu diversas entrevistas, prestou esclarecimentos e forneceu informações técnicas sobre a situação na região da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba. Somou-se a estas ações o lançamento em dezembro de uma cartilha educativa sobre o uso racional da água, que auxiliará na conscientização da sociedade sobre a importância da gestão do recurso.

O progresso obtido durante o último ano refletiu também na identidade visual do CBH Paranaíba. A marca do Comitê e seu design institucional foram evoluídos, além disso a comunicação foi alçada à elemento estratégico para a gestão, auxiliando na visibilidade das ações realizadas e disseminando o conhecimento sobre recursos hídricos entre a comunidade. Para tal, novas ferramentas de comunicação foram incorporadas e aperfeiçoadas, como a página do Comitê no Facebook e o site, que ganhou um aspecto mais moderno e dinâmico.

Para que o ano de 2014 gerasse resultados tão produtivos, foi preocupação constante da Diretoria do CBH Paranaíba participar ativamente dos debates e articulações em âmbito nacional e internacional. Sendo assim, marcou presença no Diálogo Político OCDE/Brasil em Brasília, no I Simpósio Nacional - Água e o Futuro do Setor Industrial em Uberaba e no Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas em Maceió.

O ano de 2015 será um ano estratégico para o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba, ano de consolidação do trabalho realizado em 2014 e discussões importantes que mudarão os rumos da gestão de recursos hídricos na nossa bacia. Grandes ações já foram realizadas até aqui e muito mais será feito neste ano pelo CBH Paranaíba em prol da gestão participativa e democrática das águas. 

NOTÍCIAS Acompanhe nossos destaques