Loading...

COMUNICAÇÃO

Proposta da Unesco inclui Desenvolvimento sustentável nos currículos escolares

22/12/2014

 Proposta da Unesco inclui Desenvolvimento sustentável nos currículos escolares

A organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) solicitou que a educação para a sustentabilidade esteja na agenda de compromissos dos objetivos do Desenvolvimento Sustentável ( ODS), que serão definidos pela ONU em 2015.

A reivindicação foi realizada durante o encontro realizado em Nagoia, no Japão, para marcar o encerramento do fim da Década das Nações Unidas de Educação para o Desenvolvimento Sustentável, iniciado em 2005.

Especialistas internacionais e estudantes do  mundo todo, inclusive do Brasil, debateram estratégias para melhorar o ensino e como tema sustentabilidade deve fazer parte dos currículos das escolas. Os avanços foram pontuados, mas há muito a ser feito.

Participaram da reunião de três dias cerca de 1.100 representantes de 148 países. Para eles, é urgente que se invista na formação de professores e mobilização da juventude. No próprio Japão, apenas 20% da população diz saber o que é educação para o desenvolvimento sustentável.

Atualmente, ainda é um desafio a melhoria da educação de base de qualidade aos alunos das escolas públicas no Brasil. De acordo com os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios ( Pnad), realizada pelo IBGE em 2013,8, 5% dos brasileiros com 15 anos ou mais são analfabetos. Já o número de pessoas com 10 anos ou mais que não têm instrução, ou estudaram menos de um ano, é de 16 milhões.

NOTÍCIAS Acompanhe nossos destaques