Loading...

COMUNICAÇÃO

Produção agrícola de Cristalina tem o 2º maior valor de produção do País

19/12/2014

Produção agrícola de Cristalina tem o 2º maior valor de produção do País

Os municípios de Goiás, como Cristalina, Jataí e Rio Verde foram destaque nas produções agrícola e pecuária do país em 2013. Cristalina teve posição no ranking com maior valor da produção, atrás apenas de Sorriso ( MT), de acordo com a pesquisa Produção Agrícola Municipal (PAM), divulgada pelo IBGE, no dia 16 de dezembro. O desempenho do estado foi resultado de investimentos em tecnologia, que proporcionaram o aumento da produtividade nas lavouras e nos bons preços praticados no mercado nacional e internacional.

No ano passado, foram cultivados 72,4 milhões de hectares no País, 3,2 milhões a mais que no ano anterior. Goiás obteve a sexta posição nacional  em valor da produção agrícola, com  R$17,8 bilhões, respondendo por 7,7% do total nacional. O volume foi de R$2 bilhões maior do que  o registrado em 2012. Cristalina subiu da quarta para a segunda posição e Jataí passou da sétima para a sexta posição. Goiás teve seis municípios goianos entre os maiores produtores do País.

Este ano, a pesquisa Produção Agropecuária Municipal 2013 revelou que Municípios como Morrinhos e Piracanjuba foram destaque na produção de leite e Rio Verde em números de suínos. Na aquicultura, Goiás também figurou entre os maiores produtores de peixes do País em 2013.

 Investimento e Tecnologia

A PAM é composta de informações sobre 64 produtos, alguns com mais de uma safra durante o ano. O presidente do Sindicato Rural de Cristalina, Alécio Maróstica,  ressalta  que há no município cultivo de 36 culturas diferentes, num grande volume de produção. Os preços bons em 2013 e citado por ele como resultado do valor da produção elevada. Alécio pontua que o produtor goiano assimila e implanta tecnologias de forma rápida, como máquinas, implementos e insumos. “Muitos municípios goianos se tornaram verdadeiros centros de difusão de tecnologias”, destaca.

O Presidente também ressalta a importância da combinação de tecnologia, irrigação, alta produtividade e bons preços, que fazem o município se destacar.  “Somos a cidade que mais planta tomate e milho doce no Brasil. Só Cristalina produz 10% da batata e da cebola nacional”, disse. A região produz ainda 230 mil hectares de soja e 50 mil de milho. A cidade é referência na irrigação, são 52 mil hectares irrigados por 700 pivôs. “ O exemplo de Cristalina pode ser seguido por muitos municípios porque é uma tecnologia viável para Goiás e o Brasil, que não  prejudica o abastecimento de água”, acredita Alécio.

 

 

 

 

 

NOTÍCIAS Acompanhe nossos destaques