Loading...

COMUNICAÇÃO

Novo Acordo Climático já está em definição

15/12/2014

Novo  Acordo Climático  já está em definição

Os pontos centrais para o novo acordo climático global foram definidos no dia 14/12 na 20ª Conferência das Partes (COP 20) da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (UNFCCC, na sigla em inglês).

 Mais de 190 países entraram em consenso, às 4h30  ( horário de  Brasília), em relação ao primeiro acerto que deverá ser aprovado em 2015 e começará a valer em 2020. O texto principal  retoma elementos considerados importantes como a  manutenção do futuro acordo climático no âmbito da UNFCCC. As autoridades nacionais definiram que haverá uma discussão mais aprofundada sobre as Contribuições Intencionais Nacionalmente Determinadas (INDs, na sigla em inglês), será realizada na  Cúpula , marcada para acontecer em Paris.

 O futuro acordo prevê o “Chamamento de Lima para a Ação Climática” ( tradução livre). O documento determina que os países membros da Convenção descrevam de forma clara os objetivos propostos a nível doméstico e como eles  contribuem para manter o aquecimento global abaixo de 2ºC.

O Subsecretário- geral de Meio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores (MRE), embaixador José Antônio Marcondes de Carvalho , considerou o texto final da COP 20 superior às versões anteriores apresentadas no início da negociação .“ A ideia é criar um regime mais robusto”, ressaltou. “Os resultados mostram que todo tempo é indispensável para as negociações de 2015. Não se pode perder um minuto”.

NOTÍCIAS Acompanhe nossos destaques