Loading...

COMUNICAÇÃO

CBH Araguari publica relatório com análise histórica da qualidade da água na bacia

11/12/2014

CBH Araguari publica relatório com análise histórica da qualidade da água na bacia

O Relatório de Qualidade das águas da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari, divulgado no site da instituição, apresenta os resultados da coleta de dados de 1997 até 2013, das variáveis físico-químicas, bacteriológicas e dos indicadores de Índice de Qualidade da Água- IQA, Contaminação por Tóxicos- CT e (ultraoligotrófica, oligotrófica e mesotrófica)- IET. O monitoramento é realizado no estado de Minas Gerais, nas 14 estações  de qualidade  de água localizada na bacia hidrográfica do Rio Araguari.

As estações possuem ferramentas que permitem o monitoramento dos recursos hídricos, reunindo dados sobre: perfil do rio, qualidade da água e sedimentos. É uma importante ferramenta para a sociedade, já que os dados coletados pelas estações de monitoramento são utilizados para produzir estudos, definir políticas públicas e avaliar a qualidade da água, além de identificar os trechos e municípios mais impactados em termos de qualidade de água.

O IQA aferido na bacia hidrográfica do Rio Araguari apresentou a melhoria da qualidade de suas águas após o ano de 2010, que apresentava uma porcentagem de ocorrência de 15% de IQA- Bom, passando para 47% em 2013. Os trechos monitorados localizados no Rio Araguari, a jusante do reservatório de Miranda, entre os Municípios de Uberlândia e Araguari, e a montante do reservatório de Itumbiara, entre os municípios de Araguari e Itumbiara, foram os  que apresentaram as melhores frequência de resultados de IQA, com predomínio do IQA Bom. Em contraste as estações localizadas no Rio Uberabinha, no município de Uberlândia (65% IQA Ruim) e no Rio Misericórdia a jusante da cidade de Ibiá (36% IQA Ruim) foram as que apresentaram as piores condições de qualidade ao longo da série histórica estudada, sendo o parâmetro coliformes termotolerantes/E. coli e turbidez os principais responsáveis por esses resultados. O relatório aponta a importância da gestão participativa das águas, da continuidade das ações de saneamento com a ampliação do tratamento de esgoto e a disposição adequada de resíduos sólidos nos municípios.

Acesse o relatório completo no link abaixo:

http://www.cbharaguari.org.br/a-bacia/mapas-e-estudos

 

 

NOTÍCIAS Acompanhe nossos destaques