Loading...
img-topo
CBH do Rio Araguari

CBH PN2

Sobre o comitê

Em 1996, na cidade de Araguari, a Associação dos Cafeicultores (ACA) já se mobilizava com o objetivo de criar o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari antes mesmo da promulgação da Lei Federal nº9.433, em 1997 - a Lei das Águas, que instituiu a Política Nacional de Recursos Hídricos e criou o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos.


Após longo período de mobilização, amplas discussões e um processo de maturação, o CBH Araguari foi instituído pelo Decreto 39.912, de 22 de setembro de 1998, criado com a finalidade de promover, por meio da gestão de recursos hídricos, o desenvolvimento sustentável da bacia hidrográfica do rio Araguari. O Comitê visa garantir a qualidade e a quantidade de água para a geração atual, sem comprometer a capacidade de atender às necessidades das próximas gerações, conciliando o crescimento econômico da região à preservação dos recursos hídricos.


É composto por 72 membros, sendo 36 membros titulares e 36 membros suplentes representando de forma igualitária os quatro segmentos: Poder Público Estadual, Poder Público Municipal, usuários de recursos hídricos e sociedade civil.


DIRETORIA GESTÃO 2020-2022

Presidente: Bruno Gonçalves dos Santos

Vice-presidente: Antônio Geraldo de Oliveira

Secretário: Maurício Marques Scalon

Secretária-Adjunta: Maria Eduarda Cunha Rodrigues

Sobre a sub-bacia

A bacia do rio Araguari, localiza-se na porção oeste do estado, abrangendo as regiões de planejamento do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Com área de 22.091 Km² e população de 1.163.718 habitantes, divide-se em 20 municípios, sendo a nascente localizada no município de São Roque de Minas, em 1.180m de altitude e foz na divisa dos municípios de Araguari e Tupacigura, em 510m de altitude.


Municípios:

Araguari

Araxá

Campos Altos

Ibiá

Indianópolis

Iraí de Minas

Nova Ponte

Patrocínio

Pedrinópolis

Perdizes

Pratinha

Rio Paranaíba

São Roque de Minas

Sacramento

Santa Juliana

Serra do Salitre

Tapira

Tupaciguara

Uberaba

Uberlândia

Atos Legais

Instrumentos de Gestão

O Plano Diretor de Recursos Hídricos da bacia do rio Araguari foi aprovado em 2008, por meio da Resolução CBH Araguari Nº 07/2008. A cobrança pelo uso de recursos hídricos foi aprovada em 2009, por meio da Resolução CBH Araguari Nº 12, de 25 de Junho de 2009. O Sistema de Informações está sendo discutido no âmbito da Câmara Técnica de Planejamento do Comitê.

Acompanhe o Comitê

img-telefone ENTRE EM
CONTATO

Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari