Sobre o comitê
O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Meia Ponte - CBH Meia Ponte, é um órgão colegiado, consultivo e deliberativo, de nível regional e estratégico do Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos, instituído e organizado em conformidade com o disposto na Lei Federal nº 9.433, de 08 de Janeiro de 1997 e na Lei Estadual nº 13.123, de 16 de Julho de 1997 e nos termos do Decreto nº. 5580, de 09/04/02, e das Resoluções do Conselho Estadual de Recursos Hídricos - CERHI, nº 003 de 10/04/2001 e nº 004 de 09/10/2001.
O CBH Meia Ponte é composto por 06 (seis) representantes do Estado; 06 (seis) representantes dos Municípios com território total ou parcialmente situado na área de abrangência do CBH Meia Ponte; 12 (doze) representantes dos Usuários; e 06 (seis) representantes da Sociedade Civil. Cada um dos representantes tem seu respectivo suplente, totalizando, 60 membros.
DIRETORIA GESTÃO 2019-2021
Presidente: Fábio Camargo
Vice-presidente: Elaine Lopes Noronha Farinelli
Secretário-Executivo-Adjunto: Douglas Vila Verde
Secretária-Executiva: Camila Dantas Lúcio Roncato
Sobre a sub-bacia
O rio Meia Ponte, afluente do rio Paranaíba, nasce na serra dos Brandões, no município de Itauçu. Seu curso tem direção predominante norte-sul na maioria de sua extensão. A bacia hidrográfica do rio Meia Ponte, com área de drenagem de 12.180 km2, situa-se no centro-sul do Estado de Goiás.
Limita-se ao norte com a bacia hidrográfica do rio das Almas, a oeste com a bacia hidrográfica do rio dos Bois, a nordeste com a bacia hidrográfica do rio Corumbá e ao sul deságua no rio Paranaíba.
Seus limites naturais são a Serra dos Brandões ao norte e a Serra dos Pirineus a nordeste. Seus principais afluentes pela margem direita são o rio Dourados, e os ribeirões Santa Bárbara, Paraíso e Boa Vista; pela margem esquerda são os ribeirões João Leite, Formiga, Boa Vereda e rio Caldas.
A bacia hidrográfica do rio Meia Ponte representa 3,56% da área do território do Estado. Estão inseridos, nesta região, 37 municípios goianos, incluindo a capital goiana.
Municípios:
Abadia de Goiás
Aloândia
Anápolis
Aparecida de Goiânia
Aragoiânia
Bela Vista de Goiás
Bom Jesus de Goiás
Bonfinópolis
Cachoeira Dourada
Caldazinha
Campo Limpo
Cromínia
Damolândia
Goianápolis
Goiânia
Goianira
Guapó
Hidrolândia
Inhumas
Itauçu
Itumbiara
Joviânia
Leopoldo de Bulhões
Mairipotaba
Morrinhos
Nerópolis
Nova Veneza
Ouro Verde de Goiás
Panamá
Piracanjuba
Pontalina
Professor Jamil
Santo Antônio de Goiás
Senador Canedo
Silvânia
Taquaral
Terezópolis de Goiás
Atos Legais
Instrumentos de Gestão
O Plano de Recursos Hídricos está sendo elaborado por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad) e da Superintendência de Recursos Hídricos e Saneamento.