Sobre o comitê
O Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Corumbá, Veríssimo e porção Goiana do São Marcos - CBH Corumbá, Veríssimo e São Marcos, é um órgão colegiado, consultivo e deliberativo, de nível regional e estratégico do Sistema Integrado de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Estado de Goiás, instituído e organizado em conformidade com o disposto na Lei Federal nº 9.433, de 08 de Janeiro de 1997, na Lei Estadual nº 13.123, de 16 de Julho de 1997, e nos termos das Resoluções Conselho Estadual de Recursos Hídricos – CERHI, nº 003 de 10/04/2001 e nº 06 de 06/07/2003, e do Decreto Estadual nº. 5.826, de 11/09/2003 e alterações.
Seu objetivo é promover o gerenciamento dos recursos hídricos superficiais e subterrâneos em sua área de atuação de forma descentralizada, participativa e integrada em relação aos demais recursos naturais, sem dissociação dos aspectos quantitativos e qualitativos e das peculiaridades de cada bacia hidrográfica.
O CBH Corumbá, Veríssimo e São Marcos é composto por 60 (trinta) membros, entre titulares e suplentes, sendo: 06 (seis) representantes do Estado; 06 (seis) representantes dos Municípios; 12 (doze) representantes dos Usuários; e 06 (seis) representantes da Sociedade Civil.
DIRETORIA GESTÃO 2019-2021
Presidente: Bruno Vicente Marques
1° Vice-presidente: Fábio Floriano Haesbaer
2° Vice-presidente: Gabriela Rincon Ligoski
Secretário-Executivo: André Brunckhorst
Sobre a sub-bacia
As Bacias Hidrográficas do Sudeste Goiano estão inseridas na Bacia do Rio Paranaíba, na porção sudeste do Estado, e é composta pelas bacias hidrográficas do Rio Corumbá, do Rio Veríssimo e pela porção goiana do Rio São Marcos. Têm uma área de drenagem de 50.564,86 km² o que representa 14,87% da área do Estado, com uma população aproximada de 1.730.367 mil habitantes, ou 28,82% da população de Goiás, com 91,5% concentradas na zona urbana e 8,5 na zona rural. As bacias hidrográficas do sudeste goiano são limitadas a Oeste pela bacia do Rio Meia Ponte, afluente da Bacia do Rio Paranaíba; a Noroeste pela Bacia do Maranhão, afluente da bacia do Rio Tocantins; ao Nordeste pela Bacia do Rio Preto, afluente da bacia do Rio São Francisco; a Leste pela divisa com o Estado de Minas Gerais, dividindo a bacia do Rio São Marcos; e ao Sul pelo Rio Paranaíba, divisa com o Estado de Minas Gerais, onde deságua.
A região é composta, principalmente, pelas seguintes bacias hidrográficas, afluentes do Rio Paranaíba, do leste para o oeste: Porção Goiana do Rio São Marcos; Rio Veríssimo; e Rio Corumbá.
Dos 246 municípios goianos, 44 (quarenta e quatro) estão total ou parcialmente inseridos na Bacia
Municípios:
Abadiânia
Água Limpa
Águas Lindas
Alexânia
Anhanguera
Caldas Novas
Campo Alegre de Goiás
Catalão
Cidade Ocidental
Corumbaíba
Cristianópolis
Cumari
Davinópolis
Gameleira
Goiandira
Ipameri
Luziânia
Marzagão
Nova Aurora
Novo Gama
Orizona
Ouvidor
Palmelo
Pires do Rio
Rio Quente
Santa Cruz de Goiás
Santo Antônio do Descoberto
São Miguel do Passa Quatro
Três Ranchos
Urutaí
Valparaízo de Goiás
Inseridos parcialmente na bacia:
Anápolis
Bela Vista de Goiás
Buriti Alegre
Campo Limpo
Cocalzinho
Corumbá de Goiás
Cristalina
Formosa
Leopoldo de Bulhões
Morrinhos
Piracanjuba
Planaltina de Goiás
Silvânia
Atos Legais
Instrumentos de Gestão
O Plano de Recursos Hídricos está sendo elaborado por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad) e da Superintendência de Recursos Hídricos e Saneamento.