Loading...
img-topo
CBH dos Rios Corumbá, Veríssimo e porção goiana do Rio São Marcos

CBH Corumbá, Veríssimo e São Marcos

Sobre o comitê

O Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Corumbá, Veríssimo e porção Goiana do São Marcos - CBH Corumbá, Veríssimo e São Marcos, é um órgão colegiado, consultivo e deliberativo, de nível regional e estratégico do Sistema Integrado de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Estado de Goiás, instituído e organizado em conformidade com o disposto na Lei Federal nº 9.433, de 08 de Janeiro de 1997, na Lei Estadual nº 13.123, de 16 de Julho de 1997, e nos termos das Resoluções Conselho Estadual de Recursos Hídricos – CERHI, nº 003 de 10/04/2001 e nº 06 de 06/07/2003, e do Decreto Estadual nº. 5.826, de 11/09/2003 e alterações.


Seu objetivo é promover o gerenciamento dos recursos hídricos superficiais e subterrâneos em sua área de atuação de forma descentralizada, participativa e integrada em relação aos demais recursos naturais, sem dissociação dos aspectos quantitativos e qualitativos e das peculiaridades de cada bacia hidrográfica.


O CBH Corumbá, Veríssimo e São Marcos é composto por 60 (trinta) membros, entre titulares e suplentes, sendo: 06 (seis) representantes do Estado; 06 (seis) representantes dos Municípios; 12 (doze) representantes dos Usuários; e 06 (seis) representantes da Sociedade Civil.


DIRETORIA GESTÃO 2019-2021

Presidente: Bruno Vicente Marques

1° Vice-presidente: Fábio Floriano Haesbaer

2° Vice-presidente: Gabriela Rincon Ligoski

Secretário-Executivo: André Brunckhorst

Sobre a sub-bacia

As Bacias Hidrográficas do Sudeste Goiano estão inseridas na Bacia do Rio Paranaíba, na porção sudeste do Estado, e é composta pelas bacias hidrográficas do Rio Corumbá, do Rio Veríssimo e pela porção goiana do Rio São Marcos. Têm uma área de drenagem de 50.564,86 km² o que representa 14,87% da área do Estado, com uma população aproximada de 1.730.367 mil habitantes, ou 28,82% da população de Goiás, com 91,5% concentradas na zona urbana e 8,5 na zona rural. As bacias hidrográficas do sudeste goiano são limitadas a Oeste pela bacia do Rio Meia Ponte, afluente da Bacia do Rio Paranaíba; a Noroeste pela Bacia do Maranhão, afluente da bacia do Rio Tocantins; ao Nordeste pela Bacia do Rio Preto, afluente da bacia do Rio São Francisco; a Leste pela divisa com o Estado de Minas Gerais, dividindo a bacia do Rio São Marcos; e ao Sul pelo Rio Paranaíba, divisa com o Estado de Minas Gerais, onde deságua.


A região é composta, principalmente, pelas seguintes bacias hidrográficas, afluentes do Rio Paranaíba, do leste para o oeste: Porção Goiana do Rio São Marcos; Rio Veríssimo; e Rio Corumbá.


Dos 246 municípios goianos, 44 (quarenta e quatro) estão total ou parcialmente inseridos na Bacia


Municípios:

Abadiânia

Água Limpa

Águas Lindas

Alexânia

Anhanguera

Caldas Novas

Campo Alegre de Goiás

Catalão

Cidade Ocidental

Corumbaíba

Cristianópolis

Cumari

Davinópolis

Gameleira

Goiandira

Ipameri

Luziânia

Marzagão

Nova Aurora

Novo Gama

Orizona

Ouvidor

Palmelo

Pires do Rio

Rio Quente

Santa Cruz de Goiás

Santo Antônio do Descoberto

São Miguel do Passa Quatro

Três Ranchos

Urutaí

Valparaízo de Goiás

Inseridos parcialmente na bacia:

Anápolis

Bela Vista de Goiás

Buriti Alegre

Campo Limpo

Cocalzinho

Corumbá de Goiás

Cristalina

Formosa

Leopoldo de Bulhões

Morrinhos

Piracanjuba

Planaltina de Goiás

Silvânia

Atos Legais

Instrumentos de Gestão

O Plano de Recursos Hídricos está sendo elaborado por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad) e da Superintendência de Recursos Hídricos e Saneamento.

Acompanhe o Comitê

img-telefone ENTRE EM
CONTATO

Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Corumbá, Veríssimo e porção goiana do Rio São Marcos