Sobre o comitê
O Comitê da Bacia Hidrográfica dos Afluentes Goianos do Baixo Paranaíba - CBH Baixo Paranaíba, é um órgão colegiado, consultivo e deliberativo, de nível regional e estratégico do Sistema Integrado de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Estado de Goiás, instituído e organizado em conformidade com o disposto na Lei Federal nº 9.433, de 08 de Janeiro de 1997, na Lei Estadual nº 13.123, de 16 de Julho de 1997, e nos termos das Resoluções Conselho Estadual de Recursos Hídricos – CERHI, nº 003 de 10/04/2001 e nº 06 de 06/07/2003, e do Decreto Estadual nº. 5.826, de 11/09/2003 e alterações.
O CBH Baixo Paranaíba é composto por 60 membros, entre titulares e suplentes, sendo: 06 (seis) representantes do Estado; 06 (seis) representantes dos Municípios; 12 (doze) representantes dos Usuários; e 6 (seis) representantes da Sociedade Civil.
DIRETORIA GESTÃO 2019-2021
Presidente: Levi Carlos da Silva
Vice-presidente: Nelio Castro Lima
1° Secretário-Executivo: Antônio Carlos Gonçalves
2° Secretário-Executivo: Marcos da Silva Cunha
Sobre a sub-bacia
As Bacias Hidrográficas do Sudoeste Goiano estão inseridas na Bacia do Rio Paranaíba, na porção sudoeste do Estado. Têm uma área de drenagem de aproximadamente 43.600 km², o que representa 12,83% da área do Estado, com uma população aproximada de 411.095 mil habitantes, ou 6,85% da população de Goiás.
As bacias hidrográficas do sudoeste goiano são limitadas a noroeste pela bacia do Rio Araguaia, a nordeste pela bacia do Rio dos Bois, a sudoeste pelo Rio Aporé, na divisa com o Estado do Mato Grosso do Sul, e a sudeste pelo Rio Paranaíba, na divisa com o Estado de Minas Gerais.
A região é composta, principalmente, pelas seguintes bacias hidrográficas, afluentes do Rio Paranaíba, no sentido leste–oeste: Rio São Francisco, Rio Preto, Rio Alegre, Ribeirão da Mateira, Rio Claro, Rio Verde, Rio Corrente; e Porção Goiana da Bacia Rio Aporé ou do Peixe.
Dos 246 municípios goianos, 19 (dezenove) estão total ou parcialmente inseridos na Bacia, são eles:
Aparecida do Rio Doce
Aporé
Cachoeira Alta
Caçú
Chapadão do Céu
Itajá
Itarumã
Jataí
Lagoa Santa
Paranaiguara
Perolândia
Portelândia
São Simão
Serranópolis
Inseridos parcialmente
Caiapônia
Gouvelândia
Mineiros
Quirinópolis
Rio Verde
Atos Legais
Instrumentos de Gestão
O Plano de Recursos Hídricos está sendo elaborado por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad) e da Superintendência de Recursos Hídricos e Saneamento.