0800 039 4269
Atendimento aos Usuários de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do
Rio Paranaíba
FALE CONOSCO
Formulário Online
E-mail
Telefone
(64)3431-5026
Endereço
Rua Padre Félix, 129, Sl. 5 - Centro
Itumbiara - GO
CEP: 75.503-120
©2013. Todos os direitos reservados.

Esculpida pelo rio

Autor: Joaquim Antônio Amaral de Oliveira

Rio das Cores

Autor: Márcio Germâno

Fonte de Vida

Foto por: Marcela da Silva Tosta

NOTÍCIA » Aparecida do Taboado, nascente do Rio Paraná

27/08/2014 às 10:33

A formação do Rio Paraná pelos rios Grande e Paranaíba é maior marca da cidade de Aparecida do Taboado, considerando que é uma das maiores bacia hidrográfica do mundo e onde você estiver, certamente, já ouviu falar do Paranazão, “ Aqui nasce o Rio Paraná”. Possivelmente no ano de 1900 se fixaram, nas terras que hoje constituem o Município de Aparecida do Taboado, as seguintes pessoas: Francisco da Silveira Queiroz, Paulino Teixeira Duarte, Otoni Florentino de Castro, Francisco Ferreira de Assis, Jesuíno Guimarães Sobrinho, João Queiroz e João Vicente Queiroz, entres outros pioneiros.

O primeiro povoado surgido na região, foi no Porto Tabuado, às margens do Rio Paraná, empreendimento dos mineiros João Barbosa e Maximino José da Rocha. Alguns anos depois, em função do Porto Tabuado, passagem obrigatória de gado do antigo Estado de Mato Grosso e Goiás para as cidades paulistas de Barretos e São José do Rio Preto, onde existiam frigoríficos, iniciou-se na Fazenda Córrego do Campo, em uma gleba de propriedade de Antônio Leandro de Menezes, a formação de um vilarejo, conhecido nos primeiros tempos, como “Lagoa Suja”, devido à existência de uma lagoa que segundo os habitantes da época, era repleta de vegetais.

Na década de 1.980, a industrialização tornou-se realidade e hoje, a cidade conta com mais de 30 indústrias, que geram empregos e renda. Aparecida do Taboado se transformou em uma importante cidade do Estado de Mato Grosso do Sul. Com a construção da Ponte Rodoferroviária sobre o Rio Paraná e da Ferronorte, atualmente ALL, o município ganhou projeção Nacional, se destacando também pelas suas belezas naturais, atraindo muitos turistas, com praias de água doce, pousadas e vários loteamentos às margens de seus Rios.

Fonte: Prefeitura De Aapararecida Do Taboado