Loading...

A BACIA

TURISMO E LAZER

O turismo é uma atividade relevante para o desenvolvimento socioeconômico e tem suas ações muitas vezes atreladas à proteção do meio ambiente e do patrimônio cultural. Os principais potenciais turísticos identificados na Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba estão relacionados aos grandes centros urbanos, aos balneários de águas termais, ao ecoturismo, à pesca esportiva e aos esportes náuticos.

TURISMO E LAZER

Goiânia/GO e Brasília/DF são os principais destinos turísticos urbanos, oferecendo como principais atrativos: gastronomia, igrejas históricas, arquitetura, bares e turismo de negócios, além da alta densidade de comércio e serviços que grandes capitais dispõem. Goiânia possui destaque ainda no ramo de confecções, enquanto Brasília é considerada patrimônio cultural da humanidade. A proximidade com outros atrativos turísticos incrementa a atratividade de ambas as cidades, que atuam como nós do sistema turístico regional.

As ocorrências de águas termais funcionam como importantes atrativos na bacia, com destaque para a maior estância hidrotermal do mundo situada nos municípios goianos de Caldas Novas e Rio Quente. Cachoeira Dourada/GO e Araxá/MG também possuem sítios de águas termais, além de outras atividades ecoturísticas.

Com relação ao ecoturismo, merece destaque a Serra da Canastra (MG), parcialmente protegida pelo Parque Nacional da Serra da Canastra, criado em 1972. Divisa natural entre as bacias hidrográficas do Rio Paranaíba e do Rio Grande, o local é repleto de belíssimas paisagens naturais relacionadas aos recursos hídricos.

A pesca esportiva e os esportes náuticos têm como destaque o Lago Paranoá (DF) e os reservatórios das UHEs Corumbá IV, Itumbiara, Nova Ponte e Emborcação. Cabe destacar que a pesca amadora, ou seja, aquela que possui finalidade de turismo, lazer ou desporto, é regulamentada pela Portaria IBAMA n° 30/2003.