Loading...

A BACIA

Socioeconômica

 

Demografia

Demografia

A taxa de crescimento demográfico dos municípios da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba tem sido superior à média brasileira, desde pelo menos 1970, o que tem resultado em um progressivo aumento da participação da bacia na população total, alcançando mais de 8,5 milhões de habitantes em 2010, equivalente a 4,5% da população do país.

Indicadores Sociais

Indicadores Sociais

As condições sociais na Bacia foram avaliadas através do Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal – ano-base 2007 (IFDM, 2010), que leva em consideração um conjunto de indicadores agrupados em três componentes – emprego e renda, educação e saúde - classificando os municípios em quatro categorias, de acordo com o índice de desenvolvimento humano: baixo (de 0 a 0,4), regular (0,4 a 0,6), moderado (de 0,6 a 0,8) e alto (0,8 a 1). Dentre os 198 municípios com área na Bacia, nenhum apresentou IFDM baixo, enquanto a grande maioria (177) foi classificada com índice moderado. 

Comunidades Tradicionais

Comunidades Tradicionais

De acordo com dados da FUNAI (2012), não existem atualmente terras indígenas homologadas ou em estudo na Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba, embora existam registros arqueológicos da existência pretérita destas comunidades.

Quantos às comunidades quilombolas, a Fundação Cultural Palmares (2011) identifica 18 ocorrências nos municípios que compõem a Bacia, sendo 02 comunidades em Mato Grosso do Sul (em Paranaíba), 07 em Goiás (Silvânia, Cidade Ocidental, Cromínia, Mineiros, Trindade e Aparecida de Goiânia) e 09 em Minas Gerais (Monte Carmelo, Paracatu, Uberlândia, Serra do Salitre e Capinópolis).