0800 039 4269
Atendimento aos Usuários de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do
Rio Paranaíba
FALE CONOSCO
Formulário Online
E-mail
Telefone
(64)3431-5026
Endereço
Rua Padre Félix, 129, Sl. 5 - Centro
Itumbiara - GO
CEP: 75.503-120
©2013. Todos os direitos reservados.

Esculpida pelo rio

Autor: Joaquim Antônio Amaral de Oliveira

Rio das Cores

Autor: Márcio Germâno

Fonte de Vida

Foto por: Marcela da Silva Tosta

NOTÍCIA » Confira as principais informações da 5ª Reunião da Sala de Acompanhamento da bacia do Paranaíba

29/07/2020 às 11:57

 

Aconteceu, na manhã do dia 29 de julho, a quinta reunião do Sala de Acompanhamento da bacia hidrográfica do rio Paranaíba. A Sala de Acompanhamento se reúne mensalmente com o objetivo de monitorar a situação meteorológica da bacia e o nível dos reservatórios.

A reunião teve a participação de representantes do CBH Paranaíba, da ABHA – Gestão de Águas, do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), da Agência Nacional de Águas (ANA) e do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN).

O representante do CEMADEN, Marcelo Seluchi, informou que toda a bacia do Paranaíba tem estado abaixo da média história de precipitações nos últimos meses, exceto pelos meses de janeiro e fevereiro. Informou, ainda, que nos próximos dias uma frente fria se aproximará do Brasil, no entanto não há possibilidade de chuvas para a região. De acordo com Seluchi, as chuvas devem retornar apenas no mês de setembro.

Uma novidade apresentada durante a 5ª Reunião da Sala de Acompanhamento é que nos próximos meses toda a bacia do Paranaíba estará inclusa no Monitor de Secas, uma iniciativa da Agência Nacional de Águas que acompanha a evolução e o impacto dos períodos de seca em 15 unidades da federação.

Finalizando a reunião, Camila Azevedo de Souza, representante do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), apresentou a situação dos reservatórios da bacia do rio Paranaíba no dia de hoje. O reservatório de Nova Ponte está com 47,26% de seu volume útil; Corumbá I está com 81,82% de V.U.; Emborcação com 39,97% de V.U.; o reservatório de Itumbiara está com 56,15% de V.U.; e o São Simão está com 57,72% de seu volume útil.

A próxima reunião da Sala de Acompanhamento da bacia hidrográfica do rio Paranaíba foi agendada para o dia 26 de agosto.

 

Fonte: Assessoria De Comunicação