FALE CONOSCO
Formulário Online
E-mail
Telefone
(64)3431-5026
Endereço
Rua Rui de Almeida, nº 630 - Centro
Itumbiara - GO
CEP: 75.526-050
©2013. Todos os direitos reservados.

7ª Reunião GT Integração

04 de outubro de 2017 - 10h - Caldas Novas - GO

Esculpida pelo rio

Foto por: Joaquim Antônio Amaral de Oliveira

Rio das Cores

Foto por: Márcio Germâno

Por favor, não atravesse!

Foto por: Luiz Romeu de Freitas Junior

41ª Reunião da CTPI

02 e 03 de outubro - Uberlândia - MG

NOTÍCIA » CTPI institui grupos de trabalho no CBH Paranaíba

24/02/2017 às 10:19

A CTPI - Câmara Técnica de Planejamento Institucional do Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Paranaíba se reuniu durante os dias 21 e 22 de fevereiro, na sede da FIEG - Federação das Indústrias do Estado de Goiás, na capital goiana.
O primeiro assunto tratado na reunião foi a proposta de enquadramento dos corpos hídricos da Bacia do Rio Paranaíba, porção goiana, que recebem efluentes tratados dos Sistemas de Esgotos Sanitários, apresentada pelo colaborador da Saneago, Átila Jardim. Esta mesma proposta já havia sido apresentada na Plenária do CBH Paranaíba, no entanto, os membros consideraram que a proposta deveria ser ajustada e discutida no âmbito da CTPI. A nova proposta, de acordo com o colaborador da Saneago, tem como foco principal os corpos hídricos enquadrados acima da classe 2, em decorrência do lançamento de efluentes tratados de sistemas de esgotamento sanitário. Durante sua apresentação, Átila afirmou o compromisso da Saneago de elevar o nível dos sistemas de tratamento.
Ao final da apresentação, os membros da CTPI consideraram que a proposta ainda necessita ser discutida e melhor desenvolvida por técnicos especializados, em função da grande relevância do instrumento para o planejamento e gestão de recursos hídricos.
O enquadramento dos corpos de água em classes já foi definido pelo CBH Paranaíba, juntamente com a aprovação do Plano de Recursos Hídricos. No entanto, ao ser analisado no CNRH - Conselho Nacional de Recursos Hídricos, este determinou que fossem informadas as metas intermediárias do instrumento de gestão. Desde então o tema voltou para a discussão no CBH Paranaíba, tendo sido objeto, inclusive, de uma oficina oferecida pela ANA - Agência Nacional de Águas com o objetivo de preparar membros da CTPI e dos comitês de rios afluentes ao Paranaíba para discutir o tema.
Foram instituídos mais outros 02 grupos de trabalho durante a 38ª Reunião da CTPI. O primeiro foi o GT de Elaboração do Edital para seleção de Entidade Delegatária, que terá 11 membros, representantes dos segmentos do Poder Público, Usuários e Sociedade Civil. O prazo para as atividades do Grupo é de 03 meses. O outro grupo instituído foi o GT São Marcos, que proporá as diretrizes para a regulação de usos na bacia do rio São Marcos em até 06 meses.
A agenda de reuniões da CTPI para o ano de 2017 também foi aprovada, ficando definidas as seguintes datas e locais: 10 e 11 de maio em Brasília-DF; 09 e 10 de agosto em Goiânia e; 08 e 09 de novembro em Uberlândia-MG.

Fonte: Assessoria De Comunicação CBH Paranaíba