0800 039 4269
Atendimento aos Usuários de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do
Rio Paranaíba
FALE CONOSCO
Formulário Online
E-mail
Telefone
(64)3431-5026
Endereço
Rua Padre Félix, 129, Sl. 5 - Centro
Itumbiara - GO
CEP: 75.503-120
©2013. Todos os direitos reservados.

7ª Reunião da CTI

13 de fevereiro às 9h - Uberlândia - MG

Esculpida pelo rio

Autor: Joaquim Antônio Amaral de Oliveira

Rio das Cores

Autor: Márcio Germâno

Fonte de Vida

Foto por: Marcela da Silva Tosta

54ª Reunião da CTPI

14 de fevereiro às 9h - Uberlândia - MG

NOTÍCIA » CBH Paranaíba discute a implementação do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Paranaíba

11/04/2014 às 15:59

No dia 10 de abril, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba realizou o Workshop: Plano de Recursos Hídricos Bacia do Rio Paranaíba. O objetivo do evento foi discutir os desafios para a implementação do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Paranaíba.

Participaram do evento: o Presidente do CBH Paranaíba-Bento de Godoy, o Técnico da Superintendência de Planejamento de Recursos Hídricos da Agência Nacional de Águas/ANA-Márcio de Araújo, Renata Araújo do Instituto Mineiro de Gestão das Águas-Igam;representando o Poder Público, o Professor da Universidade Federal de Uberlândia-UFU  e representante da Sociedade Civil (Associação Profissional de Geógrafos do Triângulo Mineiro), Cláudio Mauro; já no segmento dos Usuários, Patrícia Boson da Fiemg  e como mediadora: Elaine Farinelli da Federação das Indústrias de Goiás-Fieg; o Coordenador da Câmara Técnica de Planejamento Institucional-Sylvio Andreozzi; o Promotor e Coordenador Regional da Bacia do Rio Paranaíba e Baixo Rio Grande-Carlos Alberto também participou do evento. O  Presidente da Fiemg Regional Vale do Paranaíba-Pedro Lacerda abriu o evento parabenizando a iniciativa.

O Presidente do CBH Paranaíba- Bento de Godoy enfatizou durante a sua apresentação todas as metas propostas no Plano e os recursos previsto para cada ação. “ Na implementação há necessidade de união de todos os estados compreendidos no CBH Paranaíba”, disse. Renata Araújo- Igam evidenciou o atual momento do CBH Paranaíba, as ações do Grupo de Trabalho Agência e Cobrança-GTAC.

O Técnico da ANA- Márcio de Araújo apresentou  a distribuição de investimento por Unidade da Federação e ressaltou os percentuais: 63%, Goiás ,Minas Gerais 32%, Distrito Federal 2%, Mato Grosso do Sul 3%.Além de  detalhar as etapas do Plano: Diagnóstico, Cenários, Programa de Investimento, Diretrizes e Recomendações para os Instrumentos de Gestão. Para o Secretário do CBH Paranaíba-Deivid Lucas há necessidade de se somar esforços. “No  cumprimento efetivo de todas as ações do Plano devemos trabalhar  em parceria com os Orgãos Gestores”,disse.

O Professor da UFU- Cláudio de Mauro salientou a importância do envolvimento conjunto. “Na implementação é necessário o  compartilhamento de responsabilidade entre os segmentos”, afirmou. Patrícia Boson-Fiemg destacou a importância do enquadramento para os Planos de Recursos Hídricos. O PRH da Bacia do Rio Paranaíba foi aprovado no dia 4 de junho de 2013, na sede da Federação das Indústrias do Estado Goiás, em Goiânia. O Instrumento de Gestão será utilizado para planejamento dos recursos hídricos da região pelos próximos 20 anos. A bacia abrange parte do Distrito Federal, 197 municípios,137 de Goiás,56 de Minas Gerais e 4 Mato no Grosso do Sul.

 

 

Fonte: Assessoria De Comunicacao CBH Paranaíba