0800 039 4269
Atendimento aos Usuários de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do
Rio Paranaíba
FALE CONOSCO
Formulário Online
E-mail
Telefone
(64)3431-5026
Endereço
Rua Rui de Almeida, nº 630 - Centro
Itumbiara - GO
CEP: 75.526-050
©2013. Todos os direitos reservados.

4ª Reunião GT SIG Rio Paranaíba

1º de outubro de 2019 - Uberlândia – MG

Esculpida pelo rio

Autor: Joaquim Antônio Amaral de Oliveira

Rio das Cores

Autor: Márcio Germâno

Fonte de Vida

Foto por: Marcela da Silva Tosta

NOTÍCIA » Cachoeira Dourada de Minas é referência no circuito turístico Águas do Cerrado

05/12/2013 às 00:46

Cachoeira Dourada de Minas atrai turistas dos estados de várias regiões do Brasil. Os circuitos são formados por municípios de uma mesma região, com afinidades culturais, sociais e econômicas que se unem para organizar e desenvolver a atividade turística regional de forma sustentável. O número de habitantes da cidade está estimado em 2.500  habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE.  A maior procura é pela represa formada pela Usina Hidrelétrica de Cachoeira Dourada, lugar perfeito para a prática de esportes aquáticos.

O município é símbolo da antítese com patrimônio da água e do fogo. A fogueira de São Pedro faz da localidade referência na manifestação grandiosa, representando a cultura, o folclore e a religiosidade do município, podendo medir até 38 metros. A festa originou-se quando o mascate “Pedro da Colodina”, que sofria de grave enfermidade, ao ter uma graça atendida, passou então a erguer uma fogueira em homenagem ao Santo.

Na margem direita da represa de Cachoeira Dourada deságua o rio Meia Ponte, rio brasileiro que banha o estado de Goiás, em sua bacia hidrográfica vive cerca de 50% da população do estado. Localizado sobre o Aquífero Guarani, que são águas subterrâneas com  uma extensão de 1,2 milhões de Km², que se estende entre os territórios do  Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.

 

                 Há boas opções de hospedagem. Para quem procura harmonia com a natureza e descanso o Yquara-Termas, possui 7 piscinas de água corrente, mineral, com temperatura média na fonte de 39ºC. Além da localização privilegiada à margem da Praia do Lago, prainha artificial do reservatório da Usina Hidrelétrica. O ambiente é ideal para quem almeja tranquilidade e lazer tanto nas águas quentes e salgadas das piscinas, quanto nas águas frias do grande Rio Paranaíba. Já o Hotel Beira Rio está localizado no Centro da cidade e próximo a represa com exuberante paisagem e vista para a natureza.

Fonte: Comunicação CBH