0800 039 4269
Atendimento aos Usuários de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do
Rio Paranaíba
FALE CONOSCO
Formulário Online
E-mail
Telefone
(64)3431-5026
Endereço
Rua Padre Félix, 129, Sl. 5 - Centro
Itumbiara - GO
CEP: 75.503-120
©2013. Todos os direitos reservados.

Esculpida pelo rio

Autor: Joaquim Antônio Amaral de Oliveira

Rio das Cores

Autor: Márcio Germâno

Fonte de Vida

Foto por: Marcela da Silva Tosta

NOTÍCIA » Semarh e CBH Paranaíba realizam o plantio de mudas no município de Nova Veneza

11/03/2014 às 16:56

A Semarh em parceria com o CBH Paranaíba  realizou o plantio de 91 mudas na nascente do Córrego da Pedra, no sítio Vale Bonito, no município de Nova Veneza-GO, no dia 10/03. Ao todo já foram plantadas mais de 691 árvores, sendo 91 no dia 10/03. Participaram do evento a Secretária do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Goiás, Jaqueline Vieira, o Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba e Superintendente de Recursos Hídricos da Semarh, Bento de Godoy,os Prefeitos dos Municípios de Nova Veneza; Valdemar Batista Costa, Campo Limpo, Joaquim Duarte;Santo Antônio de Goiás, Frederico Marques Oliveira e representantes da ONG Viva Verde Água e os alunos do 5º ano da Escola Municipal Teresa Zanini Peixoto.

 A propriedade é do produtor Jacyr Jerônimo da Paixão, que comprou a área há três anos. Foram reflorestados quatro hectares, principalmente com plantas brejeiras, como sangra  d’água, mas também há mudas de ingá, baru, jatobá, pau Brasil e mogno. A Semarh disponibilizou a madeira para o cercamento e instalação de mudas, porém os espécimes foram doados pela Prefeitura de Nerópolis. O produtor é um antigo defensor da natureza, tendo sido eleito um dos sete maiores defensores do Cerrado em 2000, pelo trabalho desenvolvido no povoado do Veríssimo, no município de Goiandira. “O que eleva o conceito de uma nação é a educação, e o respeito ao meio ambiente, que é parte importante deste processo”, afirma Jacyr.

A estudante Evânia Vitória participou do evento e destaca a importância da iniciativa. “Tenho pouco contato com a natureza, mas sei da relevância da preservação do meio ambiente. O que mais gostei foi da nascente. Quero plantar uma árvore”, disse. Bento de Godoy destacou o mérito do programa de recuperação de nascentes para o Estado de Goiás. “ Não há produção agrícola, tampouco industrial, sem água. Quem conservar seus recursos hídricos estará em vantagem”, destaca.

Para a Secretária do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Goiás, Jaqueline Vieira é preciso que os munícipios façam um levantamento do número e da situação de suas nascentes para que o estado possa auxiliar na recuperação dessas áreas. “Nossa política ambiental tem todo o apoio do Governo de Goiás. Todos nossos projetos foram aprovados e possuem recursos para execução. A Lei de Mudanças Climáticas e Pagamentos por Serviços Ambientais está prestes a ser aprovada e será mais um passo importante para alcançarmos um novo parâmetro de sustentabilidade”, conclui.

 

 

 

Fonte: Assessoria De Comunicacao CBH Paranaíba