0800 039 4269
Atendimento aos Usuários de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do
Rio Paranaíba
FALE CONOSCO
Formulário Online
E-mail
Telefone
(64)3431-5026
Endereço
Rua Padre Félix, 129, Sl. 5 - Centro
Itumbiara - GO
CEP: 75.503-120
©2013. Todos os direitos reservados.

Esculpida pelo rio

Autor: Joaquim Antônio Amaral de Oliveira

Rio das Cores

Autor: Márcio Germâno

Fonte de Vida

Foto por: Marcela da Silva Tosta

NOTÍCIA » Compensação Ambiental é pauta de reunião do CBH Paranaíba com o Ibama

21/02/2014 às 00:00

O Presidente do CBH Paranaíba-Bento de Godoy participou de reunião no dia 19/02/14, no Ibama, com o Diretor de Licenciamento Ambiental-Thomaz Miazak de Toledo e a Coordenadora de Hidrelétrica-Mônica Fonseca. O objetivo foi discutir a participação do Comitê nas definições de áreas prioritárias para medidas compensatórias; como plantios de mudas e recuperação de áreas degradadas, nos licenciamentos ambientais. 

 

A proposta sugerida por Godoy enfatiza a importância do diálogo com o CBH Paranaíba para que em conjunto com o Ibama, realize a definição das áreas prioritárias para o reflorestamento na área abrangida pelo Comitê.

 

Conforme consta na Resolução CONAMA nº369, de 28 de março de 2006, Art 5º,§ 1º, Para os empreendimentos e atividades sujeitos ao licenciamento ambiental, as medidas ecológicas, de caráter mitigador e compensatório,serão definidas no âmbito do referido processo de licenciamento. Godoy defende  que as prioridades sejam definidas considerando o mapeamento ambiental da Bacia. “Os estudos da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba são as diretrizes para a indicação das localidades nas quais há necessidade de se realizar essas atividades mitigadoras, o plano deve ser apropriado por gestores como o Ibama ”, afirma.

 

A Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba ocupa 2,6 do território nacional e sua área inclui 137 municípios de Goiás,56 de Minas Gerais, 4 do Mato Grosso do Sul e 1 do Distrito Federal. Segundo o diretor Thomaz Miazak de Toledo, "o pleito é totalmente cabível, é a sinergia de ações em busca de um bem maior que é a revitalização da bacia", complementa. Em marco, o mês da água, o presidente e diretores do CBH Paranaíba se reunirão com os órgãos ambientais estaduais e distrital para que a solicitação aconteça em conjunto.  Godoy ressalta, “O Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Paranaíba aprovado no dia 4 de junho de 2013, aponta as áreas prioritárias para a Conservação da Biodiversidade”, conclui.

Fonte: Assessoria De Comunicacao CBH Paranaíba