0800 039 4269
Atendimento aos Usuários de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do
Rio Paranaíba
FALE CONOSCO
Formulário Online
E-mail
Telefone
(64)3431-5026
Endereço
Rua Rui de Almeida, nº 630 - Centro
Itumbiara - GO
CEP: 75.526-050
©2013. Todos os direitos reservados.

Bonita pra Tetéu

Autor: Antônio Luis da Silva Santos

Cachoeira do Rio Claro

Autor: Flávia Scupino

Tranquilidade

Autor: Dilma Couto Oliveira

CBH Paranaíba / SOCIEDADE CIVIL / Henrique Luiz de Araujo Costa

Dados Pessoais

Nome: Henrique Luiz de Araujo Costa
Entidade: Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES

No CBH Paranaíba

Membro: Sociedade Civil
Cargo: Membro
E-mail: henlacos@gmail.com

Engenheiro Agrônomo – Universidade Federal de Goiás – UFG
Especialista ( Latu Sensu) em: Saúde Pública; em Planejamento e Gerenciamento de Recursos Hídricos; em Gestão Ambiental; em Planejamento Urbano e Ambiental.
Outros cursos: Gestão de Recursos Hídricos, Resíduos Sólidos, Perícias Ambientais, Governança da Água na América Latina, etc.

Exerceu suas atividades profissionais na SANEAGO e atua na Proteção de bacias desde 1991.

Foi “Gerente de Proteção de Mananciais” por treze anos consecutivos, desde sua criação, em 1999 a 2012 onde implantou a “Política de Proteção de Mananciais, em todos os Distritos da companhia, produzindo muitos resultados positivos no campo da educação ambiental, mobilização, articulação interinstitucional, busca de parcerias, que resultaram em realização de vários trabalhos de proteção de bacias, bem como em melhoria quantitativa e qualitativa da água.

Instituiu uma parceria “suigeneres” com a EMATER para a elaboração e execução de “Projetos de Conservação de Solos” em bacias de abastecimento público, com a participação de Instituições Estaduais, Prefeituras, Ministério Público e Produtores Rurais tendo sido executados em Silvânia, Hidrolândia, Piracanjuba, Morrinhos, São Luiz de Montes Belos, Anápolis, etc,

Elaborou um “Projeto de Reflorestamento Modelo”, para as APPs das captações de água, já implantados em mais de 100 captações de água. Premiado pelo concurso “Prêmio CREA Goiás de Meio Ambiente 2003”.

Mentor/autor (com có-autores) do “Plano de gerenciamento de risco de acidentes com cargas perigosas a montante das captações de água (inédito no país)”, do qual originou a “Proteção do Reservatório João Leite contra acidentes rodoviários com cargas perigosas na BR-153” executado pela SANEAGO, em parceria com o DNIT, bem como, apresentados em Congressos da ABES(Ass. Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, em 2006 e 2013) e AIDIS (Asociación Interamericana de Ingenieria Sanitária y Ambiental, em 2014 no México). Projeto replicado por várias companhias de saneamento e outros.

Palestrante e debatedor em Simpósios, Seminários, Congressos, sobre Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Escolas/Faculdades, Ministério Público, Instituições diversas, etc.

Foi representante da Empresa: nos Conselhos Estaduais de Recursos Hídricos e de Agrotóxicos; no Conselho Municipal de M. Ambiente de Goiânia; no Conselho da APA João Leite; nos Comitês de Bacias - CBH Paranaíba (federal) e CBHs dos rios afluentes (estaduais); na UGP-Unidade Gestora do Programa Produtor de Água da bacia do Rib. João Leite; nos “Foruns, de Agrotóxicos, de Recursos Hídricos, do Setor Energético.

Professor convidado da UFG em curso de pós-graduação "latu sensu"; matéria "Controle sanitário de bacias".
Detentor de vários boletins de elogios em seu histórico funcional.
Membro da Comissão de Avaliação dos Trabalhos concorrentes ao Prêmio CREA Goiás de Meio Ambiente 2017.