0800 039 4269
Atendimento aos Usuários de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do
Rio Paranaíba
FALE CONOSCO
Formulário Online
E-mail
Telefone
(64)3431-5026
Endereço
Rua Padre Félix, 129, Sl. 5 - Centro
Itumbiara - GO
CEP: 75.503-120
©2013. Todos os direitos reservados.

Esculpida pelo rio

Autor: Joaquim Antônio Amaral de Oliveira

Rio das Cores

Autor: Márcio Germâno

Fonte de Vida

Foto por: Marcela da Silva Tosta

24ª Reunião Ordinária

04 de dezembro às 9h - Universidade Federal de Uberlândia - Uberlândia - MG

NOTÍCIA » Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas dá início a jornada de atividades

22/10/2019 às 17:11

 

Os Comitês das Bacias Hidrográficas dos Rios Araguari e Paranaíba marcaram presença na abertura oficial do XXI Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas do Brasil (Encob 2019), na noite de segunda-feira, dia 21 de outubro. O evento ocorre em Foz do Iguaçu (PR), e possui uma programação que segue até o dia 25 de outubro, com destaque para a realização de oficinas de capacitação, palestras, visitas técnicas, fóruns de discussão sobre gestão da água, além da área de exposição de estandes.

Com a expectativa de receber aproximadamente 1.500 participantes de todo o país, o evento de abertura contou com participação de diversas autoridades e representantes de governos e entidades públicas, além de usuários de recursos hídricos e integrantes da sociedade civil.

Entre os convidados que participaram da cerimônia oficial, estavam o Coordenador Geral do Fórum Nacional de Comitês de Bacias (FNCBH) e membro do CBH Araguari, Hideraldo Buch; o Secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais e Presidente da Associação Brasileira das Entidades Estatuais de Meio Ambiente (ABEMA), Germano Luiz Gomes Vieira; o Diretor Presidente do Instituto Ambiental do Paraná e Presidente do CBH Paranapanema, Everton Luiz da Costa Souza; representando o Prefeito Municipal de Foz do Iguaçu, estava a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Ângela Meira; o Diretor Presidente do Instituto das Águas do Paraná, coordenador da comissão local de organização do XXI Encob, José Luis Scrocaro;  o governador honorário do Conselho Mundial da Água, Lupercio Ziroldo; a Diretora Presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Christianne Dias,  e o Secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Turismo do Paraná, Márcio Nunes.

Entre os primeiros a falar na tribuna, o coordenador do Fórum, Hideraldo Buch, chamou a atenção para dois pontos importantes. “É necessário o fortalecimento dos comitês e o reconhecimento dessas instâncias como órgãos para debater todas as alterações e investimentos na área de recursos hídricos”. A diretora presidente da ANA, Christianne Dias, destacou em sua fala a importância dos instrumentos de legislação a descentralização. “É por meio desse modelo que temos profundas reflexões e temos a capacidade de tomar decisões aderentes à comunidade. E nessa governança conjunta temos muitos desafios. A tarefa de governança é de todos nós, e especialmente dos comitês”, destacou Christianne.

 

Área de expositores

O CBH Araguari e CBH Paranaíba estão presentes também na área de exposição com um estande que abriga os dois comitês para apresentar e destacar os projetos e ações desenvolvidas para a gestão da água de suas Bacias. O espaço fica ao lado da Arena Expo, um local dedicado para palestras. Ambos os presidentes dos Comitês, Bruno Gonçalves dos Santos (CBH Araguari) e Breno Lasmar (CBH Paranaíba), marcaram presença e, inclusive, permaneceram no estante para interagir com os membros e participantes.

Oficinas de capacitação

O primeiro dia também foi de muito conhecimento e capacitação, na parte da manhã. O evento contou com 11 oficinas com temas diversos.

Pelo CBH Araguari, a membra do comitê representante do segmentos Usuários, Ivone Borges, participou da capacitação “Avaliação de Políticas Públicas de Educação Ambiental”. “Todos os trabalhos do comitê já utilizam a educação ambiental em seus projetos, pois isso enriquece muito as ações”, destacou Ivone.

Pelo CBH Paranaíba, o membro representante do Poder Público, Marcos Aurélio Antunes, participou da oficina “Implementação da Cobrança pelo uso de Recursos Hídricos”. Marcos destacou as possibilidades que a cobrança abre como instrumento de gestão. “Foi uma oportunidade de aprender a importância desse instrumento de gestão. É fundamental discutir com a sociedade e levar a mensagem de uma forma mais clara para que possa ser compreendida”, ressaltou.

 

Encob 2019

Com o objetivo de possibilitar que os Comitês de Bacias Hidrográficas identifiquem as oportunidades e desafios para a promoção da gestão integrada das águas, o evento também tem o foco na integração de todos os organismos e segmentos que compõem e participam do Sistema Nacional de Recursos Hídricos, além de debater os cenários para o futuro dos recursos hídricos no Brasil. Nesse ano o tema central é “Gestão das Águas - #FALACOMITÊ” e reúne representantes do poder público )municipal, estadual e federal), usuários de água, Ongs, universidades, e todos aqueles interessados no tema.

 

Serviço

XXI Encontro Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas

Data: de 21 a 25 de outubro

Local: Hotel Rafain Avenida Olímpio Rafagnin, 2357 - Parque Imperatriz, Foz do Iguaçu – PR.

Saiba mais: https://www.encob.org/encob2019

 

 

 

Fonte: Assessoria De Comunicação